Impacto
Como passíveis de produzir risco ou dano ambiental potencial foram identificados eventos ou ações do empreendimento para as fases de implantação e de operação a maior parte dos riscos de danos ambientais recaem, predominantemente, sobre a estabilidade dos solos, a qualidade da água e do solo, o estado de conservação das áreas protegidas.
Equilíbrio Biofísico
Os fatores ambientais selecionados são aqueles mais representativos da ecodinâmica do sistema ambiental, representado pela área de influência direta e indireta das obras de implantação e do funcionamento do Empreendimento. Os fatores selecionados são: estabilidade dos solos cobertura vegetal
Estabilidade dos Solos
Na área do empreendimento foram identificados tipo de solo: Latossolo. Os latossolos, em situação natural, são solos pouco susceptíveis à erosão, mas podem ocorrer sulcos e voçorocas, geralmente por interferência antrópica, em terrenos de declive mais acentuado. São os que suportam tensões de maneira satisfatória, requerendo poucos tratos para implantação de fundações e infraestruturas, oferecendo facilidades para escavações com métodos simples e poucos recursos para escoramento. Diante disso, a susceptibilidade à degradação dos solos é MÉDIA.
Cobertura Vegetal
As equipes do diagnóstico ambiental da área de influência direta e indireta do projeto detectaram a presença de alguns igarapés e de vegetação secundária área de floresta primária atribuiu-se susceptibilidade ALTA a este fator.
Qualidade Ambiental
Os fatores ambientais selecionados são os receptores das diversas formas de matéria e energia que podem caracterizar o fenômeno da poluição. Os fatores considerados são os seguintes: qualidade das águas qualidade do ar; qualidade do solo; e ruídos e vibrações de fundo.
Qualidade das Águas
Na qualidade de água, o Rio Amazonas foi enquadrado na Classe II atendendo aos parâmetros estabelecidos pela Resolução Conama nº 020/86 para águas