Impacto na TI
O uso de tecnologia da informação trouxe muitas mudanças organizacionais que estão sendo sentidas em áreas como estrutura, autoridade, poder, conteúdo de cargo, etapas da carreira profissional, supervisão e função da gerência. As alterações estão ocorrendo nos principais pilares de qualquer empresa.
• Negócio
• Produção
• Gestão
Introduzir tecnologia da informação não é igual a fazer uso de poções mágicas, requer planejamento judicioso e análise dos custos envolvidos comparados com as vantagens mercadológicas almejadas.
A TI permite maior produtividade dos gerentes, um aumento no âmbito de controle, e um número menor de gerentes e especialistas. É razoável supor, então, que existirão menos níveis gerenciais em muitas organizações, e haverá menos gerentes de produção e de equipe. O fato de o trabalho de um funcionário ser realizado on-line e armazenado eletronicamente introduz a possibilidade de maior supervisão eletrônica. Nos sistemas especializados por exemplo, podem reduzir o poder de determinados grupos profissionais porque o conhecimento do empregado será de domínio público. Por outro lado, indivíduos que controlam aplicações de comércio eletrônico podem ganhar prestígio, conhecimento, poder e status consideráveis.
Uma questão que preocupa a todos os trabalhadores é o impacto da TI sobre seus empregos. O perfil da função, a progressão funcional, as áreas de atuação e os deveres administrativos serão afetados. Ocorrerão mudanças particulares nas funções intermediárias, como agentes de seguros e corretores imobiliários. Muitas funções serão eliminadas.
BIBLIOGRAFIA
http://uilsonpiazza.wordpress.com/2008/09/17/o-impacto-da-tecnologia-da-informacao-nas-organizacoes/