Impacto do uso de maquinas calculadoras no ensino de Arranjos na 12ª Classe
O tema do nosso trabalho é O Impacto do uso de máquinas calculadoras na leccionação de Arranjos no Processo de Ensino – Aprendizagem de Matemática na 12ª Classe: Caso da Escola Secundária de Nacala – Porto.
2. Delimitação do tema:
O tema que definimos será estudado de Fevereiro à Setembro do presente ano lectivo na Escola Secundária de Nacala – Porto na 12ª Classe, nas aulas de Matemática.
3. Justificativa da escolha do tema
O que nos motivou a escolha deste tema é que durante a assistência de aulas da disciplina de Matemática na 12ª Classe na Escola Secundária de Nacala – Porto, verificamos que os alunos e os professores não usam máquinas calculadoras na aula de Análise Combinatória concretamente na aula que fala de arranjos, o que dificulta a assimilação da matéria por parte desses. Verifica-se que o próprio professor não usa máquina calculadora durante a leccionação dessas aulas influenciando assim negativamente no processo de Ensino – Aprendizagem. Como profissionais de Educação assim, sentimos a necessidade de estudo deste tema.
4. Objectivos
4.1 Objectivo geral
Analisar uso de maquinas calculadoras cientificas no processo de ensino – aprendizagem de arranjos na 12ª Classe.
4.2 Objectivos Específicos:
Identificar os factores do não uso das máquinas calculadoras científicas na 12ª classe.
Caracterizar as máquinas calculadoras científicas para processo de ensino – aprendizagem dos arranjos na 12ª classe.
Propor alternativas para o uso frequente das máquinas calculadoras científicas na 12ª classe.
5. Relevância do tema:
O tema que levantamos, achamos que é importante na medida em que irá incentivar aos alunos a usar as máquinas calculadoras nas aulas de Arranjos, irá igualmente incentivar aos docentes a ensinar sobre o uso das máquinas calculadoras e as suas vantagens no Processo de Ensino e Aprendizagem. E, como profissionais achamos que ao estudar este tema vai nos ajudar durante as nossas práticas