impacto de tecnologias na melhoria da saúde
De
Biologia
Tema: Qualidade de vida das populações
Humanas o saúde coletiva e ambiental
Nome: Laís B: Mantuan Nº19 1ªB
Doenças Infecto contagiosas
As doenças infecciosas podem ser causadas por vírus (como a hepatite, a rubéola e o sarampo) ou por bactérias (como o tétano, a tosse convulsa e a meningite).
Contra os vírus, o único tratamento, na maioria dos casos, é a vacina. Se esta não existir, o organismo ou vence a infecção com os seus próprios anticorpos ou entra em sofrimento. Se o responsável for uma bactéria, no caso de não ter sido efetuada uma prevenção com uma vacina, ou de esta não existir, a infecção pode ser combatida com antibióticos. Às vezes, porém, a doença consegue provocar lesões graves ou completamente irreparáveis, antes que se consiga intervir com o antibiótico, como é o caso, por exemplo, do tétano.
Doenças infecciosas são contagiosas quando podem ser transmitidas de uma pessoa para outra.
Contágio: Elas podem ser transmitidas por contato com a pele, através de fluidos corporais, em alimentos ou bebidas contaminados; pelo sangue ouplasma sanguíneo – em transfusões de sangue –, ou ainda por gotículas de muco e saliva expelidas pela pessoa infectada ao tossir, espirrar e falar; ou por partículas do ar que contenham micro organismos,embora valha lembrar que os caminhos e facilidade de transmissão variem de uma doença para outra.
Além disso, picadas de insetos ou mordidas de animais são outra forma de transmissão. Se uminseto, por exemplo, picar uma pessoa infectada, ele pode transportar o micro organismo e passar a doença para outra por meio de uma picada(dengue). Os dois tipos mais comuns de doenças infecciosas são asinfecções bacterianas e as virais.
Prevenção de doenças Parasitárias
O parasitismo intestinal ainda constitui um dos mais sérios problemas de Saúde Pública no Brasil e decorre da presença de macroparasitas (helmintos) e/ou microparasitas (protozoários) no intestino e