Impacto da Log stica Reversa na Economia das Empresas
Resumo:
A logística reversa é a área da logística empresarial que se preocupa com os aspectos logísticos do retorno ao ciclo de negócios ou produtivo e também na elaboração do planejamento estratégico das empresas. No entanto, quando falamos em logística reversa tem-se a impressão de que estamos falando de transporte de mercadorias, porém, vai, além disso, são muito mais complexas. A Lei Federal nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, que trata da regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabeleceu que a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos seja compartilhada pelos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Antes da PNRS as organizações não eram responsabilizadas, porque pensavam que isso não fazia parte das suas obrigações, que a partir do momento que o produto sai da empresa cabe ao cliente dá destino ao mesmo. Mas do ponto de vista logístico essa vida útil do processo não termina com a entrega ao cliente e sim no reaproveitamento desses materiais e também na economia que este retorno pode dar na melhoria dos processos produtivos. Para que isso realmente ocorra, à logística reversa terá que programar organizar diversos pontos de recepção desse material, transportes dos mesmos, um bom sistema de armazenagem e seu total reaproveitamento.
Colocando-se em prática esse processo com a responsabilidade compartilhada, teremos uma economia bem vantajosa aos cofres públicos evitando também a atuação do Ministério Público na defesa do meio ambiente nas questões envolvendo resíduos tóxicos.
A logística reversa ainda é uma grande novidade no cenário brasileiro, tendo em vista que grandes partes das empresas ainda não possuem uma atuação eficiente nesse quesito, o que acarreta um desgaste para o meio ambiente e para as organizações que poderiam estar economizando com o retorno de materiais que podem ser reaproveitados de uma maneira totalmente responsável.