impacto da formação pedagogico e as praticas administrativas
Samuel Zinga Emília
Universidade de Évora
Évora, Portugal emiliasamuel2011@hotmail.com Resumo
O artigo a que nos propomos tem como objetivo divulgar os resultados obtidos na investigação acerca do Impacto da formação inicial ou contínua dos gestores, que atuam nestas escolas e contempla as demandas administrativas que emergem no espaço escolar. Descreveremos os projetos e políticas que a Secção Municipal de Educação de Cabinda tem desenvolvido para subsidiar a atuação destes gestores de modo a possibilitar às escolas posicionarem-se para uma nova fase, estimulando a reflexão sobre o papel do gestor na atual escola pública de Angola, com rumo ao sucesso educativo.
O Município de Cabinda tem sido obrigado a lidar com muitos destes desafios e, tem tido a vantagem de aproveitar todas as oportunidades que surgem. Uma dimensão acrescida é a rápida mudança que se tem observado na natureza do Governo ao nível local. Ou seja, o Governo ao nível Local tem um grande papel no desenvolvimento da educação, para tratar das questões de desigualdades, promoção do desenvolvimento sustentável e, contribuir assim para o sucesso escolar através da sua contribuição às comunidades educativas uma vez que permite analisar e refletir sobre a atuação dos gestores do Instituto Normal de Educação (INE) de Cabinda e em que medida a formação inicial ou contínua dos mesmos, atua nestas escolas contemplando as demandas administrativas que emergem no espaço escolar e quais são os projetos e políticas da Secção Secretaria Municipal de Educação de Cabinda.
A natureza desta investigação conduziu-nos a uma metodologia qualitativa realizada numa escola, pública municipal (INE) da cidade de Cabinda, na qual a técnica de recolha de dados foi a Entrevistas “Focus Group”.
Concluímos com esta investigação que a Educação em Angola é ainda muito emaranhada e em constante mudança. O