Impacto Ambiental
Art. 1º: qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente:
I- A saúde, a segurança, e o bem estar da população;
II- As atividades sociais e econômicas;
III- A biota;
IV- As condições estéticas e sanitárias ambientais;
V- A qualidade dos recursos ambientais.
Impacto Ambiental é ocasionado por confrontos diretos ou indiretos entre o homem e a natureza. Está associada à alteração ou efeito ambiental considerado significativo por meio da avaliação do projeto de um determinado empreendimento, podendo ser negativo ou positivo.
Analisando essa resolução, percebemos que qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provocará um impacto ambiental. Esse impacto, no entanto, pode ser positivo ou não. Infelizmente, na grande maioria das vezes, os impactos são negativos, acarretando degradação e poluição do ambiente.
IMPACTO AMBIENTAL EM NOSSA REGIÃO Em nossa região há um grande problema a respeito do impacto ambiental, que é o lixão a céu aberto localizado entre os municípios de São José dos Quatro Marcos e Mirassol D’Oeste, na MT-175. Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou á saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto. Geralmente ás marges de rodovias, a ceu aberto e próximos a locais habitados, o que vem a ocasionar danos ao meio ambiente, e colocando em risco a vida e a saúde da população. No lixão não existe nenhum controle quanto aos tipos de resíduos depositados e quando ao local de disposição dos mesmos. Nesses casos, resíduos domiciliares e comerciais de baixa periculosidade são depositados juntamente