Impacto ambiental e desenvolvimento sustentável
A industrialização está diretamente ligado ao crescimento do impacto ambiental, já que com a criação das industrias ocorreu um grande “prejuízo ambiental” nas cidades em que foi processada com maior intensidade, e quando falamos do impacto ambiental gerado nas cidades não podemos dizer que ele prevalece apenas na zona urbana, pois ele é deslocado através de fatores para a zona rural.
Impacto ambiental gerado pelas indústrias;
-Primeiramente não podemos deixar de falar na poluição causada pela indústria, seja no solo, água ou na atmosfera, esse tipo de impacto além de afetar o ecossistema, atinge também a saúde humana, trazendo grandes problemas em sentidos como a visão e o olfato.
As indústrias lançam gases que são nocivos ao meio ambiente, causando por exemplo chuvas acidas. Os principais gases são: oxido de enxofre(SO), oxido de nitrogênio(NO) e hidrocarbonetos(HC)
Os tipos de impacto ambiental que são gerados a partir do homem;
As industrias liberam gases que prejudicam o ambiente, fazendo com que ocorram “prejuízos ecológicos”, como por exemplo o desflorestamento, que é causado pelas queimadas, por exemplo, que libera dióxido de carbono (CO2) -um dos contribuintes para o efeito estufa na atmosfera-. Outro impacto antrópico é a chuva ácida, ela é formada a partir da liberação de enxofre e nitrogênio pelas indústrias que através do vapor d’agua ela penetra nas nuvens e ela pode gerar problemas na água e solo. Na água, ela pode alterar seu PH, e também pode gerar deslocamento ou extinção de espécies que vivem no meio, vamos supor que o PH de um lago é básico e uma determinada espécie vive lá, a chuva ácida pode alterar o PH, deixando ácido e as espécies podem não se adaptarem e acabarem saindo de lá ou se deslocando. A chuva ácida pode afetar o solo de modo com que faça alterar os minerais contidos nele, podendo prejudicar uma plantação, vamos supor que um solo contém o mineral X que