impacto ambiantal relacionados ao uso de pilhas e baterias e o processo de eletroleise

285 palavras 2 páginas
As pilhas e as baterias são dispositivas que transformam energia química em energia elétrica. É conhecido pelo nome de eletrólise todo o processo químico não espontâneo provocado poruma corrente elétrica proveniente de um gerador. As pilhas e baterias preocupam as autoridades porque possuem substâncias como mercúrio, cádmo, chumbo, zinco-manganês e alcalino-manganês, que podemser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Considerando os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado de pilhas e baterias usadas, a necessidade de se disciplinar o descartee o gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias usadas, no que tange à coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final. Existe uma lei (Lei no. 6.938, de 31 de agostode 1981 e pelo Decreto no. 99.274, de 6 de junho de 1990) que decreta que as pilhas e baterias sejam descartadas em lugares autorizados.
Eletrólise
É conhecidopelo nome de eletrólise todo o processo químico não espontâneo provocado por uma corrente elétrica proveniente de um gerador (mais especificamente, uma pilha). Trata-se de um processo químico inverso aoda pilha, que é espontâneo e transforma energia química em elétrica.
O processo eletrolítico se dá a partir do fornecimento de energia vindo de uma pilha, que serve de gerador. Com isso, ocorre adescarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions. Consequentemente, os cátions irão receber elétrons, sofrendo redução, enquanto que os ânions irão ceder elétrons,sofrendo oxidação. Tais reações ocorrem entre dois ou mais eletrodos mergulhados em uma solução condutora, onde será estabelecida umadiferença de potencial elétrico. As substâncias iônicas conduzem correnteelétrica quando fundidas ou em soluções aquosas, e a condução de corrente elétrica se dá pela formação de substâncias nos eletrodos. Vale lembrar que a

Relacionados