Imobilizações
IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA Imobilização é um conjunto de procedimentos usados com afinalidade de impedir, ou pelo menos limitar, os movimentos de ummembro ou de um segmento de membro ou de qualquer parte do corpo.
Contrariamente ao que muitos pensam, imobilizar não significa tratarsomente fraturas.
Fraturas podem – e acontece com certa freqüência –ser tratadas com imobilização externa.
Para imobilizar-se um segmento de um membro, como perna, coxa,braço, antebraço etc., é necessário que se imobilize pelo menos duasarticulações das quais participe este segmento, isto é, a distal e aproximal. Exemplo: para imobilizar-se a perna, devem ser imobilizadas asarticulações tíbio-társica e do joelho. Finalidades da Imobilização As principais finalidades da imobilização são:
1) aliviar a dor do paciente, qualquer que seja a sua origem:fraturas, entorse, contusão, dor provocada por processo inflamatório(infeccioso ou não) como tendinite, tenossinovite, artrites; dor provocadapor processos degenerativos, como lombalgias, cervicalgias, etc.
2) evitar que as lesões das partes moles ocorridas nas fraturaspiorem ou se compliquem pelos movimentos dos fragmentos ósseos. Osmovimentos das extremidades fraturadas podem lesar mais os músculos,os vasos e os nervos, e, às vezes, até a pele.
3) proporcionar consolidação da fratura, pois um foco de fraturamóvel não dá condições para que o calo ósseo se firme.
4) impedir propagação do processo inflamatório por difusãoprovocada pelo movimento.
5) manter redução obtida de fraturas e luxações.
6) tratar as entorses.
7) outras. 4
4. 2. Tipos de Imobilização
Hoje em dia, existem vários dispositivos ortopédicos que sãousados para imobilização. A imobilização ortopédica poder feita através deprocedimento cirúrgico (tratamento cruento) ou sem intervenção cirúrgica(tratamento incruento ou conservador):