Imobilizado
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 8º período
IMOBILIZADO
Dalmo Cruz Edmar Silva Ivânia Candido Mônica Teles Paloma Carvalho
Belo Horizonte
2011
Introdução
Ao longo dos anos, a Contabilidade vem evoluindo e se adaptando às práticas econômicas de cada sociedade. Por conseguinte, os princípios contábeis variam de um país para outro, tendo em vista que cada país e/ou conglomerado tem suas peculiaridades e através destas são estabelecidos os padrões e normas a serem seguidos.
O tema abordado do trabalho, será as diferenças entre as práticas contábeis Brasileira, Norte Americana e Internacional em relação ao pronunciamento técnico CPC 27 e IAS 16 do IASB.
Objetivo
O objetivo desta Norma é estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimento da entidade em seus ativos imobilizados, bem como suas mutações.
Alcance
Os principais pontos a serem considerados na contabilização do ativo imobilizado são: o reconhecimento dos ativos, a determinação dos seus valores contábeis, os valores de depreciação e perdas por desvalorização a serem reconhecidos em relação aos mesmos.
Esta Norma deve ser aplicada na contabilização de ativos imobilizados, exceto quando outra norma exija ou permita tratamento contábil diferente. Esta Norma não se aplica a:
(a) ativos imobilizados classificados como mantidos para venda de acordo com a NBC TS sobre Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada;
(b) ativos biológicos relacionados com a atividade agrícola (ver a NBC TS sobre Ativo Biológico