Immanuel Kant
O filósofo alemão Immanuel Kant, nascido a 22 de abril de 1724, questionou o que conhecemos através dos sentidos, colocou a razão no centro de sua filosofia crítica e apontou os limites do conhecimento. Kant veio revolucionar a Filosofia por não ser totalmente empirista, muito menos racionalista: ele veio trazendo um novo conceito, algo que mudaria muito a Filosofia. Com tudo isso, nos vem a pergunta: o que Kant nos deixou de mais especial, com todos seus conceitos e ideologias? Procuraremos esclarecer tais conceitos e seu galardão perante a nossa sociedade.
BIOGRAFIA
Filho de um artesão que trabalhava couro, Immanuel Kant foi o quarto dos 11 filhos de uma pacata família na antiga Prússia Oriental. Tanto o pai como a mãe pertenciam ao ramo pietista da Igreja Luterana, que exigia dos fiéis vida simples e obediência total à lei moral.
Kant frequentou uma escola pietista em Königsberg, hoje Kaliningrado, onde aprendeu latim e línguas clássicas. Posteriormente, criticou as longas preces e a forma de religiosidade ali praticada como "escravidão juvenil".
Na Universidade de Königsberg estudou Filosofia, Matemática e Física. Influenciado por Isaac Newton, em 1744 começou a escrever seu primeiro livro, sobre forças cinéticas – Pensamentos sobre o Verdadeiro Valor das Forças Vivas.
Após a morte do pai, trabalhou como professor particular para garantir o sustento da família. Em 1754, voltou à universidade e concluiu o doutorado, tornando-se livre docente. Passou a lecionar Lógica, Metafísica, Filosofia Moral, Matemática, Física e Geografia (que ele introduziu na universidade).
2.1 CONVITES DE OUTRAS UNIVERSIDADES
Sua difícil situação financeira começou a melhorar apenas em 1770, quando se tornou catedrático ordinário de Lógica e Metafísica na Universidade de Königsberg. Convites para lecionar em outras cidades alemãs, como Erlangen, Jena e Halle, não foram aceitos por Kant, que nunca se