Immanuel Kant
João Pessoa, 11 de Setembro de 2013
Aluno: Ruan Elson
Profº: Helton - Filosofia
2º Ano C / Manhã
Vida de Kant
Nascido em 22 de abril de 1724 na Alemanha, sempre teve a sua vida voltada aos estudos, sendo pragmático em seu comportamento e atitudes, lecionou geografia e Ciências naturais, ficou conhecido por seus estudos na área de epistemologia, ética e metafisica. Proibido de dar aulas de religião pelo rei da Prússia por causa de suas fortes ideias sobre tal tema Depois da morte do rei, Kant, achou por obrigação publicar seus pensamentos.
Ideia Crítica
As incertezas nas conclusões dadas pela metafísica levaram Kant a desenvolver suas criticas a respeito desta, ou seja, ela não via um base sólida na metafísica. Provocou, o que muitos chamaram de "Revolução Corpenicana" na filosofia, ou seja, assim como Copérnico mostrou que o Sol estava no centro do universo, Kant coloca a própria pessoa, o interior, para chegar ao todo, a teoria, ou seja, mostrando um caminho inverso aquele que estava sendo seguido até então de colocar o mundo como centro do pensamento. Colocando a razão como centro em vez da realidade objetiva. Tratava a sensibilidade que nos dá os objetos pela intuição para chegarmos ao entendimento, que pensa tais objetos nos conceitos.
Pensamento Filosófico
Kant afirmava que a menoridade humana estava ligada a "zona de conforto do homem", na preguiça de pensar, ou seja, o entendimento de suas atitudes é ditado por outras pessoas. Tomava a religião como base para a filosofia moral, ou seja, tinha na religião um aliado para a criação e cumprimento de regras da sociedade.
Acreditava na melhoria de uma sociedade geração pós geração, ou seja, através da educação via a sociedade ideal com pessoas de bem e caráter, e melhorada a cada geração.
Solução de Kant: Apriorismo
Em relação ao racionalismo e empirismo, Kant não desmerecia nenhum dos dois meios para se chegar a uma verdade, ele