Immanuel Kant
Immanuel Kant
Data de nascimento:
22 de abril de 1724
* Local:
Königsberg
Data de falecimento
12 de fevereiro de 1804 (79 anos)
* Local:
Königsberg
Principais interesses:
Epistemologia, metafísica, ética
Trabalhos notáveis
Criticismo, Idealismos transcendentais, Imperativo categórico
Influenciado por:
Berkeley, Descartes, Hume, Leibniz, Locke, Spinoza, Montaigne, Pietismo, Rousseau
Influências:
Hegel, Fichte, Schelling, Marx Schopenhauer, Nietzsche, Peirce, Filosofia Contemporânea
Estudou no Colégio Fredericianum e na Universidade de Königsberg. Em 1755, doutorou-se em filosofia. Depois de alguns anos trabalhando como preceptor para filhos de famílias abastadas, passou a dar aulas privadas na universidade. Em 1770, tornou-se catedrático em matemática e lógica na Universidade de Königsberg.
O filósofo também se ocupou do problema da moral. A "Crítica da Razão Prática", publicada em 1788, discute os princípios da ação moral, a ação do homem em relação aos outros e a conquista da felicidade.
Kant tornou-se um filósofo respeitado e conhecido. Contudo, devido a suas idéias sobre religião, foi proibido de escrever ou dar aulas sobre assuntos religiosos pelo rei Frederico Guilherme II, da Prússia, em 1792.
Biografia
Immanuel Kant (Königsberg, 22 de abril de 1724 — Königsberg, 12 de fevereiro de 1804) foi um filósofo prussiano, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna.
Depois de um longo período como professor secundário de geografia, começou em 1755 a carreira universitária ensinando Ciências Naturais. Em 1770 foi nomeado professor catedrático da Universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e só dedicada aos estudos filosóficos. Realizou numerosos trabalhos sobre ciência, física, matemática, etc.
Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o racionalismo continental (de René Descartes e Gottfried Leibniz, onde impera a forma de