Imformática Aplicada
Estamos vivendo a era da Informática e há algumas décadas, todas as tecnologias giram em torno do uso de microcomputadores. Essa realidade modificou tanto a forma de aquisição, como o modo de transmissão do conhecimento. Informática é a informação automática, é o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores. Podemos dividir a informática em duas principais áreas:
1- Hardware: é a parte física da informática, aquela que podemos tocar: o monitor, o teclado, o gabinete, o mouse e outros
2- Software: á a parte lógica da informática. Algo que não podemos tocar são os programas.
Programas: são um conjunto de instruções que o computador recebe para executar ou processar determinadas tarefas.
Para decorar:
“Hardware é o que você chuta, software é o que você Xinga.”
Memórias
O computador possui dos tipos de memória a principal ( RAM e ROM ) e a secundária ( Prendrive, DVD, CDs, HDs, entre outros) A memória RAM é a memória de trabalho do computador, suas principais características são: memória de acesso randômico, volátil, memória de escrita e leitura, perde todo seu conteúdo quando o computador é desligado. É nessa memória que são carregados os programas em execução; A memória ROM é uma memória somente de leitura, sua principal característica não perde seu conteúdo quando o computador é desligado, já vêm gravadas do fabricante, as informações nela inseridos não podem ser apagadas ou alteradas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.
Conhecendo o sistema operacional Microsoft Windows 7
Área de trabalho – chave de partida para execução de tosos os aplicativos instalados no computados.
Ícones –identificam os atalhos disponíveis para execução de programas.
Barra de tarefas – contém os botões de atalho para programas instalados e botões referentes às janelas dos aplicativos sendo executados.
Janelas – cada aplicativo dentro do