Imbituba
Lennon Barreiros
Professor: Fernando Carvalho
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Logística (LOD0172) – Modulo II
Curso Tecnologia em Logística (LOD0172)
16/11/2013
RESUMO
O presente tem como objetivo mostrar as principais características econômicas do município de Imbituba, bem como seus pontos fortes e suas deficiências no que se trata de desenvolvimento econômico, suas características e atrativos que fazem de Imbituba uma cidade turística, com uma beleza natural inigualável, com suas fontes de renda como o Porto e o Comércio.
Palavras-chave: Economia de Imbituba. Turismo de Imbituba. Comércio de Imbituba.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão abordados assuntos relacionados á economia de Imbituba. A baleia franca como pesca e turismo, as expectativas que o Porto trás para a cidade, as lindas praias que encantam os turistas, e também o comércio, que deixam a desejar na infraestrutura para melhor atender cada viajante. Abordará também o turismo religioso com ênfase na Santa Paulina.
2 A CIDADE DE IMBITUBA
Localizado, cerca de 90 km ao sul da capital do Estado de Santa Catarina, Imbituba possui uma extensão territorial de 184,787 km² e está localizada entre o mar (Oceano Atlântico Sul) e a planície diluvial do Rio D’Una e entre as lagoas de Araçatuba ao Norte e a lagoa Mirim e parte da restinga arenosa que separa a lagoa do mar, ao sul. Em suas confrontações territoriais se dão ao Sul com o município de Laguna, ao norte a cidade de Garopaba e a oeste fica Imaruí.
A cidade possui o clima temperado moderado e chuvoso, com temperaturas médias que ficam em torno de 25ºC no verão e variando em torno de 17ºC no inverno. Os ventos mais frequentes são o nordeste e o sudoeste.
3 HISTÓRICO
Quando alguns açorianos chegaram a Imbituba por volta do ano de 1720 foram encorajados a praticarem a pesca e agricultura de subsistência. A pesca se difundiu mais precisamente na