Imaginação Sociológica - Tapioca
Sidney Dias de Oliveira
Tema: Imaginação Sociológica
Cachoeira Paulista
2014
Imaginação Sociológica: Tapioca
O que viria a ser a Tapioca? Conhecida também como beiju em algumas regiões do
Brasil é um produto tipicamente brasileiro, originalizada do nordeste. Ela é feita com a fécula de mandioca, é colocada em uma chapa aquecida que coagula e vira uma espécie de panqueca, mas seu formado é diferente conforme as regiões do País.
Antes mesmo de o Brasil ser colonizado pelos portugueses a mandioca já era base da alimentação dos povos aqui existentes. Logo nos primeiro anos de descobrimento, os portugueses na capitania hereditária de Pernambuco descobriram o qual rico era esse alimento ao ponto de substituir o pão do este diferente alimento. Logo, os povos indígenas começaram a espalhar por toda a região do nordeste fazendo-a de várias formas e maneiras. Por isso que hoje a tapioca é tão popular naquela região.
No decorrer do tempo as formas de recheio e o formato foram mudando de acordo com a região local. Hoje, nos deparamos com muitas formas de tapiocas e já não é mais típico somente da região oriunda. Inclusive em algumas regiões encontramos entidades dedicadas à cultura da tapioca, gerando grande numero de turistas e uma maior renda para aquela população.
Por ser um alimento rico em carboidratos e ótimo fornecedor de energia rápida, ideal para quem pratica atividades físicas, ganhou espaços no mundo fitness. Podendo ser consumida por qualquer pessoa, entrou no cardápio de muitos criando uma combinação saudável para o seu dia-a-dia. Nutricionistas estão aderindo à tapioca no lugar de pão francês para alguns tipos de pacientes como hipertensos, celíacas e aqueles também que estão de dieta. A tapioca é feita apenas de mandioca, não contem glúten. Já no pão francês contem sal, açúcar e gordura hidrogenada que é um perigo para os que estão de regime. Fora que a tapioca possui em torno de 80 Kcal e o pão