Imagens da Organizacao
O autor nos fala que existem diferentes tipos de organizações em diferentes tipos de ambientes, ou seja, as organizações são adaptadas ao seu ambiente e sofrem interferência para que se auto-organizem, numa interação constante entre suas partes e o todo, influenciando e sendo influenciado. Cabendo ao administrador ter uma visão sistêmica e holística do meio em que está inserido para a sobrevivência da mesma. Percebe-se isso com mais ênfase em empresas cujos ambientes são extremamente mutantes.
Gareth Morgan cita muitos teóricos como Elton Mayo (estudos de Hawthorne) onde a teoria das Relações Humanas foi fundamentada. Desse estudo foram desenvolvidos muitos outros relacionados à motivação do ser humano no trabalho. Dentre os nomes que mais se destacaram estão Maslow e Herzberg.
As organizações passaram a ser vistas como um sistema sociotécnico (Tavistock). Quando se escolhe um sistema técnico ele sempre tem conseqüências humanas e vice-versa. Ludwig Von Bertalanffy, biólogo, deu origem à teoria dos sistemas, ao demonstrar a importância do ambiente para as organizações, onde passaram a ser considerado os sistemas abertos, ao contrário do mecanicismo, que via as organizações como sistemas fechados. Segundo Bertalanffy, os organismos vivos precisam interagir com o ambiente para se auto-regularem e manterem sua sobrevivência, nascimento, crescimento e morte (entropia).
Percebe-se que nas organizações não precisa ocorre todo o processo, ou seja, não precisam morrer e, sim, se adaptarem ao novo panorama (entropia negativa). Nesse novo panorama temos a