IMAGENS DA ORGANIZA O 1
CURSO ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO
Santos
2013
BRENDA FRANÇA DE CARVALHO
CARMEN GÉSSICA MORAIS SILVA
GABRIELLY RAMOS NOGUEIRA
JESSICA RODRIGUES DOS SANTOS
JESSICA RODRIGUES OLIVEIRA
LEONALDO SANTOS FONTES
LIDIA CORREIA LEITE NOGUEIRA ARAUJO
RAFAELA ALVES COSTA
SEMINÁRIO SOBRE O CAPITULO 7
EXPLORANDO A CAVERNA DE PLATÃO
Santos
2013
INTRODUÇÃO – As Organizações vistas como Prisões psíquicas
A prisão psíquica nos revela que os seres humanos possuem uma inclinação toda especial para caírem nas armadilhas criadas por eles mesmos. Possuem um medo do desconhecido preferindo ficar em condições inabitável ao ter que se lançar em busca do extraordinário.
O autor cita Sócrates e seu discípulo Platão por meio da alegoria do “Mito da Caverna’’ para mostrar como os seres humanos podem ser tornar prisioneiros de seus medos e incertezas; como podem preferir ficar num ambiente de dificuldades e não se lançar ao desconhecido que consideram mais assustador do que a realidade dura com qual estão acostumados.
Se lhes fosse permitido sai e conhecer novos horizontes eles não aceitariam e, até consideraram maluco um dos membros que ousou sai e perceber que muito mais de vida havia fora da caverna do que eles poderiam imaginar. Que aquelas condições eram sub-humanas e eles poderiam viver de forma prazerosa, porém os que estavam na caverna acreditaram e consideraram absurdo aquele relato e hostilizaram aquele que antes era um deles.
Já o que ‘’ousou’’ sai não poderia mais viver entre eles, pois não conseguiria suportar aquela prisão sabendo o que poderia desfrutar lá fora, teria que escolher entre se aventurar e aproveitar o sabor do conhecimento e a liberdade de seus medos e apenas sonhar com o que poderia ter vivido do lado de fora da caverna. A simbologia dessa escolha nos mostra a filosofia, que é o amor ao saber, a procura inconstante por respostas que