Imagem de um País
A grande expansão da globalização dos mercados, teve um papel fundamental para o surgimento de varias oportunidades de negócios, onde varias empresas buscam o fortalecimento e a ampliação de seus negócios através de relacionamentos mais estreitos com novos mercados e a busca incessante, de maior competitividade, a fim de estabelecer novas estratégias de atuação frente as diversidades encontradas.
Um grande problema que as empresas, de países menos desenvolvidos tem encontrado neste mercado globalizado, é a relação que o consumidor tem de seus produtos com o país de origem, o qual tendem a apresentar uma forma negativa de qualidade e até mesmo de confiabilidade destes produtos. Vamos tomar como referência o caso brasileiro que sofre desta rotulação de forma, preconceituosa e prejudica em muito o crescimentos em diversos mercados, prejudicando a aceitação dos produtos brasileiros.
É comum em varias pesquisas apontarem que a imagem de um país afeta a percepção dos consumidores, no que diz respeito a qualidade, confiabilidade, a marca, e até mesmo o preço, o que pode ser determinante na definição estratégica de marketing das organizações que querem atuar no mercado internacional. Conhecer como seu país é visto lá fora, é um passo fundamental, e que pode ser determinante na aceitação de seu mix de produtos, e no sucesso de um produto em um determinado país.
As consequências causadas por tal relação podem no entanto ter como origem aspectos culturais, e psicológicos, que podem influenciar as tendências dos consumidores, neste contexto faz-se necessária uma analise profunda destes aspectos, para verificar qual a intensidade ou a importância sobre a influencia do país de origem sobre os produtos.
Outro ponto relevante é que a imagem de um país pode se tornar uma vantagem competitiva, utilizada de forma emocional pode afetar decisões de consumo e investimento.
O grande desafio é construir uma imagem ou uma marca que seja assumida por todo país, com