Ilus Es De Tica
Grupo: Bruno Lima
Fernanda do Carmo
Felipe Braz
Guilherme Kneipp
João Vitor Machado
Paula Borzino
Vinicius Freitag
Vitória Borzino
Série: 2ª A
Ilusões de grandeza O tamanho aparente de um objeto é permanentemente influenciado por outros objetos que atuam opticamente. O exemplo mais conhecido é a ilusão de distância: a linha vermelha parece ser maior nos primeiros casos, mas seu tamanho é igual no segundo.
Na primeira imagem, a reta inferior vermelha apresenta-se limitada nos seus extremos pelos ângulos interiores, o que a faz parecer menor.
Ilusões de comparação Abaixo temos um exemplo de ilusão ótico-geométrica, que deriva da influência de objetos próximos. Os círculos laranja, ao centro, possuem o mesmo tamanho, embora a primeira impressão que nós temos é a de que o primeiro é bem menor. Isso ocorre por causa da proximidade e do tamanho dos círculos azuis que estão ao seu redor.
Qual linha é maior?
A resposta imediata é “a linha de cima é maior do que a outra”. Mas na verdade, as duas têm exatamente o mesmo tamanho. É uma ilusão de ótica, em que o sistema visual usa o ângulo entre as retas laterais para estimar o ângulo do olhar relativo ao solo. Com essa associação, o sistema visual entende que a linha de baixo está mais próxima e a de cima mais longe, portanto mais longa.
Ilusão impossível
É formada por imagens que inexplicavelmente parecem normais, mas se repararmos bem, são impossíveis.
Existem três pontas no objeto acima? Mas como a base pode ter apenas duas?
A imagem acima é um blivet, também conhecido como poiuyt, é uma figura indecifrável, uma ilusão de ótica e um objeto impossível ao mesmo tempo. Parece um forcado com três pontas cilíndricas de um lado que se transformam misteriosamente em uma base retangular no outro.
Pode parecer impossível, mas não existe um quadrado nesta figura. A disposição dos