Iluministas
Montesquieu: Em 1721, publicou as Cartas Persas, nas quais satirizava os costumes e a instituições. Em 1748 publicou sua grande obra O Espírito das Leis, dedicada ao estudo de diversas formas de governo. Dava grande destaque à Monarquia inglesa, preconizando a separação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, única forma capaz de garantir a liberdade.
Montesquieu foi um dos mais brilhantes filósofos do século XVIII, passou em revista as diferentes formas de governo em sua obra O Espírito das Leis.
Jean-Jacques Rousseau: Ao contrário de Voltaire e Montesquieu, monarquistas liberais, foi um democrata convicto. Suas idéias foram expostas num tratado de educação e, principalmente, no Contrato Social, sua obra máxima. Uniu-se ao enciclopedistas, procurou analisar as razões das desigualdades sociais, para ele, o ser humano é naturalmente bom, mas a sociedade o corrompe, gerando desigualdades sociais, escravidão e tirania. Suas idéias foram seguidas por Robespierre e outros líderes da Revolução Francesa.
Denis Direrot: Foi o responsável pela organização dagrandeEnciclopédia, obra em 35 volumes, publicada entre 1751 e 1752, que continha as novas idéias. O governo condenou a obra, proibindo sua divulgação em duas