Iluminismo
Fig.1 - Iluminismo - Voltaire, Rousseau, B. Franklin
Iluminismo
É o Movimento cultural e intelectual, relevante na europa durante o séc. XVII e XVIII, que pretendeu “Dominar pela razão a problemática total do homem”, é a filisofia das “Luzes”, o conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, sociais, políticas, correntes intelectuais e atitudes religiosas.
Alguns homens do século XVIII começaram a usar a razão, o pensamento para transformarem o mundo num local mais justo, democrático e dominado pela razão, esses homens chamaram-se de iluministas em que os principais foram, Rousseau, Voltaire, Montesquieu, Diderot, Alembert e Kant, defendiam os conceitos de cepticismo, Ateismo e Deismo.
Cepticismo
Palavra “céptico” deriva da palavra “skepsis” ( palavra que significa exame, examinar, analisar) é a doutrina que afirma que não se pode obter nenhuma certeza absoluta a respeito do que é certo ou que nada é cognoscível, ou seja é uma interpretação académica ligada ao testemunho de cícero.
Ateísmo
É considerado um dos termos mais ambíguos da linguagem filosófica, explicaremos o atéismo como o conceito de negação ao “téismo” que é a doutrina que reconhece a existência de Deus, de um espírito puro, único. Logo o Ateísmo é o conceito filosófico que rejeita a existência de deuses, ausência de crença em divindades.
Déismo
Déismo é o conceito que remonta ao séc. XVI e tem como significado aqueles que acreditam na existência de Deus mas recusam a revelação divina, os mistérios, milagres, a particularidade dos cultos, o sobrenatural.
Voltaire, filósofo francês, foi um Deísta. Acreditava que para chegar a Deus não se precisa ir à igreja, mas sim à razão.
Jean-Jacques Rousseau
Filósofo frances com nascimento suíço, nasceu em Genebra, Suíça em 1712 e morreu em 1778 em Paris, França, foi um filósofo bastante importante a nível, cultural, político e percursor do romantismo na europa do século XVIII.
Teve uma infância bastante