Iluminismo
I – Definição
O iluminismo pode ser definido como uma corrente ideológica burguesa, surgida entre os séculos XVII e XVIII, na Europa central, cujo objetivo era extinguir o Antigo Regime.
II – Definição de Antigo Regime
O antigo regime pode ser entendido como um sistema político, econômico e social pautado no absolutismo monárquico, no mercantilismo e na hierarquização da sociedade.
III – Projeto Iluminista
De acordo com a lógica iluminista, o antigo regime e sua lógica constituíam um empecilho ao desenvolvimento e ao progresso do espírito humano.
Segundo as lideranças do movimento, a extinção do antigo regime dependia da conscientização da sociedade acerca das arbitrariedades do mesmo. Logo, era fundamental iluminar as mentes (daí a denominação movimento ILUMINISTA).
IV – Princípios Iluministas
Dentre os princípios iluministas, destacaram-se os seguintes:
1) Valorização da razão como substituta da fé
2) Valorização da atividade científica, através da qual seria possível obter tanto o progresso institucional quanto o progresso material.
3) Anticlericalismo
4) Deísmo
5) Valorização de governos representativos
6) Igualitarismo político e social
7) Liberalismo econômico: tal princípio, presente em nossa sociedade até os dias atuais, pautava-se nos seguintes determinações:
- Livre concorrência
- Livre iniciativa
- Livre acordo entre patrões e empregados
- Lei da oferta e da procura
O desenvolvimento do liberalismo implicou no advento de duas escolas econômicas:
Escola Fisiocrata | Escola Clássica | Idealizada por François QUESNAY e Vincent GOURNAY, defendia o princípio segundo o qual a natureza (agricultura) é a principal responsável pelo enriquecimento das nações. | Idealizada por Adam SMITH, defendia o princípio de que a riqueza de uma nação era fruto do comércio e da indústria (manufaturas). |
Mesmo diferentes, as escolas partiam de um mesmo pressuposto básico:
“LAISSEZ-FAIRE, LAISSEZ-PASSER, LE