Iluminismo
01 – Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.
O Sistema econômico estava focado na produção e na troca, na expansão comercial, na circulação crescente de mercadorias e de bens materiais e essa valorização das trocas comerciais e as novas possibilidades de lucro que abriam ao comerciante burguês acabaram por repercutir na produção.
02 – Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a ilustração.
1º - Percebe –se nos filósofos da ilustração o aprofundamento no estudo das relações sociais, o desenvolvimento de análises abstratas da realidade e a capacidade de criar modelos explicativos para o funcionamento da vida social.
2º - Os filósofos da ilutração procuraram entender a sociedade como um organismo vivo, ou seja, composto de partes interdependentes, cada uma delas com suas características e necessidades – a agricultura, a indústria, a cidade, o campo.
3º - O pensamento da ilustração defendia a ideia da economia regida por leis naturais de oferta e procura que tendiam a estabelecer, pela livre concorrência, de maneira mais eficiente do que os decretos reais, o melhor preço, o melhor produto e o melhor contrato.
4º - Os filósofos da ilutração rejeitavam toda forma de controle político que interviesse sobre essa racionalidade natural e física, especialmente as produtivas, deveria resultar da livre ação dessas leis, cuja lógica era objetivo da ciência descobrir.
5º - A filosofia social da ilustração concebia também a ideia de nação como o gerenciamento e administração de leis, riquezas e poder. Nesse processo pressupõe –se a noção de conflito de interesses e o confronto social.
03 – “Uma vez que o homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens.”
Nesse