ILUMINISMO
A Revolução Francesa marcou o fim da Idade Moderna e foi um movimento social e político que ocorreu na França em 1789 e derrubou o Antigo Regime, abrindo o caminho para uma sociedade moderna com a criação do Estado democrático. Além disso, acabou influenciando diversos lugares no mundo, com os seus ideais de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”.
O Iluminismo foi um movimento cultural, filosófico, político e social que colocava a razão como a melhor forma para conquistar emancipação, liberdade e autonomia. Esses ideais e seus pensadores se concentravam na capital francesa. Esse movimento era contrário ao absolutismo presente em toda a Europa.
PENSAMENTO ILUMINISTA
Num processo em que a maioria da população buscava forças para se virar contra a forma de governo, o Iluminismo veio como uma luz na mente dos revolucionários. Os pensadores iluministas apoiavam a liberdade religiosa e a educação para todos. Os iluministas acreditavam que o crescimento crítico era importante para melhorar a educação e a situação social de uma sociedade. No início do século XVIII, essa linha de pensamento tinha muita influência das questões da razão e natureza. Na primeira fase houve a busca na compreensão dos fenômenos físicos. Na metade do século 18, os pensadores se afastaram desses ideais e começaram a se basear em teorias sociais. Eram eles: John Locke defendia que o homem, nasce livre e igual e tem o direito à vida e a propriedade. Para ele, os governos se originaram de um contrato estabelecido entre os homens, e que sua maior finalidade era de assegurar os direitos naturais. Defendia o absolutismo monárquico. Montesquieu criticava os costumes da sociedade e a política francesa, defendia a divisão do poder em: legislativo, executivo e judiciário. Os quais, no conjunto se harmonizariam e daria equilíbrio ao poder.
Voltaire defendia um governo monárquico que garantisse os direitos individuais, atacou o absolutismo, os privilégios da nobreza e a igreja, acusando-a