Iluminismo
I Breve cronologia dos períodos históricos
período antigo – 500 ac até 500 dc (Grécia, e República e Império Romano) período medieval – séc.VI até séc.XV início do moderno – 1500 até 1800 moderno – após 1800
II
No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: Em primeiro lugar vinha o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negócios, uma vez que, com o fim do absolu-tismo foram tirados não só os privilégios de poucos (clero e nobreza), como também, as práticas mercantilistas que impediam a expansão comercial da burguesia.
III
As transformações económicas e sociais da Idade Moderna, principalmente a Revo-lução Industrial e os progressos científicos, provocaram mudanças na maneira de pensar e de sentir dos europeus.
A Revolução Inglesa do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII foram conduzidas pela burguesia inglesa, o objetivo desses movimentos revolucionários era destruir as estruturas econômicas, sociais e políticas que sustentavam o Antigo Regime, tais como o direito divino dos reis, a política económica mercantilista e o poder político da Igreja Católica. IV O Mercantilismo corresponde a uma doutrina económica que se afirmou na Europa colonial dos séculos XVI e XVII e baseava-se na convicção de que a riqueza e o poder de um país dependiam da quantidade de me- tais preciosos que esse mesmo país conseguia acumular.
V
O iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econó-mico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação, e foi um movimento de reação ao absolu-tismo europeu, que tinha como características as estruturas feudais, a influencia cultu-ral da Igreja Católica, o