iluminismo
A maioria dessas preocupações foi incorporada e/ou aprofundada pelos filósofos iluministas.
Tradicionalmente, identifica-se o iluminismo como um movimento intelectual que teve origem no século XVII e desenvolveu-se especialmente no século XVIII.
Este e chamado, por isso mesmo, de Século das Luzes ou da Ilustração. Esse movimento não foi homogêneo, e não formou uma escola filosófica ou um sistema de ideias plenamente organizado e acabado. Tratou-se, acima de tudo, de uma nova mentalidade, ou seja, uma nova maneira de pensar o mundo e agir, que alcançou a maioria da sociedade europeia da época, em especial a burguesia.
Por isso, as ideias iluministas sempre estiveram particularmente associadas a ascensão da burguesia, compondo uma doutrina de combate ao Antigo Regime e de luta por um novo individuo e uma nova sociedade, o que lhe conferiu uma face revolucionaria. As primeiras manifestações desse novo modo de pensar ocorreram nos Países Baixos e na Inglaterra. Todavia, o iluminismo se desenvolveu de fato na Franca, onde conquistou um papel politico extraordinário, irradiando-se para todo o Oriente.