Iluminismo
Foi um movimento intelectual e global (filosófico, político, social, econômico e cultural) que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. As origens do Iluminismo, já se encontravam no século XVII, nos trabalhos do francês René Descartes, que lançou as bases do racionalismo, como a única fonte de conhecimento. Acreditava numa verdade absoluta, que consistia em questionar todas as teorias ou ideias pré-existentes. Sua teoria passou a ser resumida na frase: "Penso, logo existo".
Desde o começo do século XVIII formara-se na França, uma literatura que ia dar origem a grandes reformas sociais e politica. Havia escritores, os chamados “filósofos”, que atacavam fortemente, como preconceito ou iniquidade, os sistemas judiciários com torturas, os privilégios das altas classes, a intolerância e as práticas religiosas. O teatro, o romance, a filosofia, a historia, serviam de veiculo para a propaganda das novas ideias.
Este movimento culminou em diversas transformações no modo de pensar da sociedade, sobretudo burguesa, contrapondo o período que chamavam de "trevas" ou obscurantismo. E o centro das ideias e pensadores Iluministas foi a cidade de Paris
Considerados os grandes críticos do absolutismo francês e da Igreja Católica, os iluministas defendiam um rigoroso anticlericalismo, tanto que é atribuído a Denis Diderot, um dos mais famosos iluministas a seguinte frase “os homens só serão livres quando o ultimo rei for enforcado nas tripas do ultimo padre”.
OS IDEAIS ILUMINISTAS
O iluminismo foi um movimento que teve seu ponto de partida na dúvida e na insatisfação, que eram constantes na Europa, nas duas últimas décadas do século XVIII. Na França, onde o movimento teve maior expressão, os limites feudais se chocavam com o desenvolvimento do capitalismo emergente. A burguesia, liderando camponeses e operários, se lançou contra a