Iluminismo
Significado
Movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII, defendia o uso da Luz (razão) contra Trevas ( liberdade econômica e política).
Esse movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade, e fraternidade. O iluminismo contava com o apoio da Burguesia, pois pensadores e burgueses tinham interesses incomuns.
As críticas do movimento eram:
Mercantilismo
Absolutismo monárquico
Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
Defendia:
A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
O antropocentrismo ( avanço da ciência e da razão)
O predomínio da burguesia em seus ideais. Autores
John Locke, François Marie Arouet Voltaire, Charles de Secondat Montesquieu, Jean – Jacques Rousseau, François Quesnay.
Destaque:
Adam Smith: Foi o principal representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico, que compõem: O estado é legitimamente poderoso se for rico; para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas; para expandir as atividades capitalistas o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares. A principal obra de Smith foi: Riqueza das nações, onde ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
O encantamento do Mundo
A realidade de uma forma reinterpretada levando em consideração aspectos importantes como a subjetividade, as emoções e a sensações, os sentimento conectados com os processos culturais da sociedade.
Reinterpretar a realidade e oferecer novas interpretações á sociedade em que vivemos e do mundo que nos cerca nos leva a detectar os instrumentos de dominação que ideologicamente configuram no campo social de maneira que alienam. As novas interpretações utilizam-se do bem pensar como compreensão para tecer o dialogo com a volta pelo encantamento do mundo, resgatando o homu complexus.
Consequências