Iluminismo a Barbárie
Publicidade e Propaganda
Jair G. Rangel
Belo Horizonte
2014
Fonte: Guy Debord, 2007
Seminário de Filosofia
Texto Iluminismo ou Barbárie e Filme Policarpo Quaresma o herói do Brasil
Nome: Emilly Bitencourt
Disciplina: Filosofia: Razão e modernidade
Texto Iluminismo ou Barbárie
No texto escrito pelo Sérgio Paulo Rouanet, temos a explicação inicial de o porquê do nome “Iluminismo ou Barbárie” e que esse titulo veio referente a uma revista e a um movimento de “Socialismo ou Barbárie”. No texto também aponta o inicio da civilização moderna que foi marcada por três projetos: o da Ilustração que visava a universalidade entre a cultura a nacionalidade as raças sem distinção de que todos os seres humanos sejam iguais e a segunda visão da ilustração é a do individualismo que veio logo depois do renascimento que é a ideia de que cada individuo pense por si próprio sem ser dependente de um grupo coletivo ou comunidade, cultura etc.
No liberalismo o valor central foi o da liberdade e o da igualdade ou a justiça social e a autonomia política. Já o socialismo teve o centro a autonomia econômica e social.
O barbárie já era considerado a guerra e que a universalidade nos dias de hoje não é respeitada e a tendência é geral pra o conformismo, a individualidade é difícil demais é penosa e angustiante e então é muito mais fácil voltar pra o coletivo aponta o autor e que a cada vez mais as pessoas estão querendo voltar aos padrões antigo da sociedade antes da civilização moderna.
Em um trecho o autor afirma que:
“Em face do colapso desses ideais civilizatórios, estamos numa sociedade que não tem ideal civilizatório nenhum. O projeto civilizatório da modernidade dividido nesses três segmentos perdeu completamente a vigência, a validade e a credibilidade, sem que surgisse um novo projeto civilizatório. Estamos vivendo justamente esse