Iluminismo ou barbarie
1- Qual é em suma a idéia iluminista? Quais suas características básicas?
Em suma, a idéia iluminista propõe estender a todos os indivíduos condições concretas de autonomia, em todas as esferas. Em outras palavras, ela é universalista em sua abrangência, ela visa todos os homens, sem limitações de sexo, raça, cultura, nação. É individualizante em seu foco, os sujeitos e os objetos do processo de civilização são indivíduos e não entidades coletivas e emancipatória em sua intenção, esses seres humanos individualizantes devem acender à plena autonomia, no tríplice registro do pensamento, da política e da economia.
2- Explique a idéia de universalidade quanto a:
• Transnacionalidade:
Transcende as fronteiras nacionais, e nesse sentido assume sem complexos a herança cosmopolita da ilustração, condenando todos os nacionalismos como provincianos e potencialmente geradores de guerra.
• Transculturalidade:
Quer dizer que o iluminismo aceita em substância o ponto de vista da ilustração e não vê na variedade das culturas a prova de que o homem é múltiplo, mas a demonstração de que atrás da variedade empírica das culturas existe uma uniformidade fundamental. Essa uniformidade tem a ver com a unidade da natureza humana, eu em toda parte produz e reproduz suas condições de existência com base numa estrutura psíquica comum e de uma razão que não varia essencialmente conforme as culturas.
• Igualitarismo por gênero/sexo:
Diz respeito ao relacionamento entre os sexos, homens e mulheres são iguais em direitos e aptidões, e não existem diferenças, além das puramente anatômicas, que justifiquem conceitos como o de “alma feminina” ou “psicologia feminina”.
• Idem quanto a raças e/ou etnias:
O iluminismo assim como rejeita no que diz respeito à mulher, qualquer diferencialismo essencialista radicado na biologia, ele rejeita esse mesmo diferencialismo no que diz respeito a raças ou etnias.