Iluminis no seculo 18
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS– FAFICH
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA MODERNA
PROFESSOR: DANIEL ROCHA
AVALIAÇÃO ESCRITA VALOR: 35 pontos
NOME DO ALUNO:
- Desenvolva uma reflexão de, aproximadamente, 3 a 4 páginas a partir de UMA das questões abaixo formuladas. Marque com um X a questão escolhida.
1. ( ) Leia as citações abaixo:
“É somente na minha pessoa que reside o poder soberano. É somente de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude desta autoridade, que eles não exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso nunca pode ser contra mim voltado; é unicamente a mim que pertence o poder legislativo, sem dependência e sem partilha; é somente por minha autoridade que os funcionários dos meus tribunais procedem; toda a ordem pública emana de mim, e os direitos e interesses da nação (...) estão necessariamente unidos com os meus e repousam inteiramente nas minhas mãos” (Luís XV).
"É a realeza que nada mais tem em comum com a realeza medieval: possui outras prerrogativas, ocupa um outro lugar, tem um outro espírito, inspira outros sentimentos. É a administração do Estado estendendo-se por toda parte sobre os escombros dos poderes locais. É a hierarquia dos funcionários substituindo de maneira crescente o governo dos nobres. Todos esses novos poderes obedecem a procedimentos, seguem máximas que os homens da Idade Média ignoravam ou reprovavam e que se relacionam com um estado de sociedade do qual realmente não tinham a menor idéia” (Tocqueville).
- A partir da bibliografia trabalhada e das discussões em sala de aula, analise o surgimento, a organização e o imaginário político legitimador do que ficou conhecido como “Absolutismo monárquico” europeu.
2. ( ) Analisando as transformações ocorridas na Inglaterra durante o século XVII, Christopher Hill faz o seguinte comentário: “Um homem (...) que nasceu sob o reinado de