iluminação zenital
Arquitetura e Urbanismo
Professor: André Luiz Jardim de Almeida
Disciplina: Sistemas Estruturais II
Atividade - Pesquisa acadêmica - 1
1. Conceito de concreto armado
O concreto é um material de construção heterogêneo resultante da mistura de um aglomerante hidráulico com materiais inertes a água. O aglomerante mais usado é o cimento Portland, embora possa ser usados outros tipos. Os materiais inertes do concreto são designados por agregados, que quando classificados conforme granulometria recebem as denominações de agregados graúdos e agregados miúdos. O graúdo mais frequente é a brita e o miúdo a areia. O concreto é um material que apresenta alta resistência às tensões de compressão, porém, apresenta baixa resistência à tração, em torno de 10 % da sua resistência à compressão. Assim sendo, é imperiosa a necessidade de juntar ao concreto um material com alta resistência à tração (o aço), com o objetivo deste material, disposto convenientemente, resistir às tensões de tração.
Com esse material composto (concreto e aço), surge então o chamado “concreto armado”, onde as barras da armadura absorvem ou resistem às tensões de tração e o concreto resiste às tensões de compressão, no que pode ser auxiliado também por barras de aço. Para a existência do concreto armado é imprescindível que haja real solidariedade entre ambos o concreto e o aço, e que o trabalho seja realizado de forma conjunta, pode-se definir o concreto armado como “a união do concreto simples e de um material resistente à tração (envolvido pelo concreto) de tal modo que ambos resistam solidariamente aos esforços solicitantes”. Em resumo: Concreto armado = concreto simples + armadura + aderência
Obs: A armadura do concreto armado é chamada “armadura passiva”, o que significa que as tensões e deformações nela aplicadas devem ser diretamente direcionadas aos carregamentos aplicados nas peças onde está inserida.