Illuminati
A Illuminati é uma instituição milenar, nascida no alvorecer da história. Nos seus fundamentos estão segredos específicos, formando uma sociedade baseada no sigilo e na obediência.
Sistema Illuminati
O sistema dos iluminados foi desenvolvido por diversos líderes, entre eles Hassan Sabath (nazarins - 1090), Bayezid Ansari (roshnaya - 1544), Adam Weishaupt (illuminati - 1776). Outras dezenas de grupos desenvolveram o sistema illuminati, mais ou menos perfeitamente entre eles os Iluminés da França e os Alumbrados da Espanha.
A Illuminati Européia
Em 1776, o alemão Adam Weishaupt funda a Ordo Illuminatorum, sociedade baseada em princípios de reforma moral e social. Organizaria rosacruzes, maçons, esotéricos, clérigos e outras ordens numa sociedade disciplinada, secreta e voltada ao progresso e a liberdade.
Extinção e continuidade da Ordem no ocidente
A Ordem de Weishaupt foi extinta em 1785. Neste momento entendeu-se que uma Ordem anti-tiranica só pode sobreviver no máximo segredo. Assim se iniciou a mais feroz das lutas contra a tirania, e uma luta implacável contra os dogmáticos. Outros irmãos dedicaram-se ao progresso da ciência, da cultura e da sociedade.
Segmentos advindos da Ordem Illuminati
Da Illuminati original originaram diversos movimentos. Entre eles, o anarquismo, carbonarismo, marxismo, socialismo, o trabalhismo (que elegeu o dia 1° de maio), os democratas e outros diversos partidos, organizações e ordens. Todas são filhas desta poderosa idéia original.
A Ordem hoje
Na continuidade no final do séc. 20 a Illuminati como Ordem foi reativada novamente pelo mestre Paolo Bortel (maçom/rosacruz). Os conhecimentos da tradição foram organizados conforme as antigas instruções milenares, igualando caracteristicamente as organizações de Hassan Sabbath, Bayezid Ansari e Adam Weishaupt.
Tradição Iniciática da Ordem
Os governantes invisíveis da humanidade escolheram nos tempos antigos o mestre Hassan ibn Sabbath como o chefe