Illex paraguariensis Erva Mate
ENGENHARIA FLORESTAL - CAMPUS CURITIBANOS
ALLAN PIOVESAM
DANIELI KOASKI
ÉVELYN JANAINA GROSSKOPF
JEANDERLON VEIGA
NATALIA MARTINAZZO
ILEX PARAGUARIENSIS: ERVA MATE
Curitibanos
2013
AUTORIZAMOS A DIVULGAÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE TRABALHO, POR QUALQUER MEIO CONVENCIONAL OU ELETRÔNICO, PARA FINS DE ESTUDO E PESQUISA, DESDE QUE CITADA A FONTE.
RESUMO
Esta monografia apresenta aspectos importantes sobre as pragas e doenças que afetam o cultivo da erva mete (illex paraguariensis), como Broca-da-erva-mate, fuligem, nematoides, cercosporiose, antracnose, queda de folhas, cochonilha entre outros. É uma cultura com valor comercial e cultural de grande importância para o país, levando em consideração a qualidade dos ervais. A erva-mate forma um dos sistemas mais característicos brasileiros, sendo explorada de forma nativa. Existem vários problemas que danificam a erva-mate mais que podem ser prevenidas, com herbicidas, fungicidas ou inseticidas. Para chegar em sua faze final e ter um produto de qualidade.
Palavras-chave: Erva mate. Pragas. Doenças. Controle.
1. INTRODUÇÃO
Ilex paraguariensis, popularmente conhecida como erva mate é uma planta de importante cultivo em vários estado brasileiros, hoje se expandindo nos estados de Minas Gerais, Rio grande do sul, Paraná, Mato grosso do Sul e Santa Catarina. A região sul destaca-se no cultivo dessa planta por ser uma tradição histórica e cultural como “símbolo de hospitalidade de seu povo” (EMBRAPA, 2005). Porem, os produtores ainda trabalham sem muita tecnologia (DANIEL;2009).
Sendo considerado um dos sistemas agroflorestais mais antigos da região sul do Brasil, a erva mate teve uma grande importância no setor comercial, cultural e principalmente econômico há alguns anos atrás (PENTEADO; 2000). A produção caiu para menos da metade, e as causas devem ser melhor estudadas, podendo-se incluir entre elas, o desmatamento de