Ilisotomia

735 palavras 3 páginas
• http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mII.digs.ht m •
















Definição
Exteriorização do íleo ou do cólon para o meio externo através da parede abdominal por tempo indeterminado Introdução
A confecção de um estoma intestinal é um procedimento comum nas cirurgias do trato digestivo. Os estomas do segmento distal do intestino delgado (íleo) são denominados ileostomias e os do intestino grosso são as colostomias.
Os estomas intestinais são feitos em alças com mobilidade e comprimento adequados, que facilitem sua exteriorização através da parede abdominal. Dessa maneira os segmentos mais apropriados para a confecção de um estoma intestinal são o íleo, o cólon transverso e o sigmóide












Tipos e classificação dos estomas intestinais
Os estomas intestinais podem ser temporários
(transitórios) ou definitivos (permanentes).
Quanto ao modo de exteriorização na parede abdominal, pode-se fazê-los de duas maneiras: 1 - em alça (duas bocas), há exteriorização de toda a alça e abertura apenas de sua parede anterior, ficando duas bocas unidas pela parede posterior; 2- terminal (uma boca), nessa situação exterioriza-se a alça já seccionada com apenas uma boca.














Indicações
Obstruções intestinais: agenesias e atresias anorretais, megacólon congênito , neoplasias, volvo, doença diverticular, colite isquêmica
Perfurações do cólon: neoplasias, doença inflamatória intestinal (doença de Cröhn, retocolite ulcerativa), doença diverticular, colite isquêmica.
Traumas: penetrante (arma branca ou de fogo), fechado e empalação.
Fístulas: anorretais, reto-vaginais, reto-vesicais.
Proteção de anastomoses de alto risco: colorretais, colo-anais e ileo-anais.

• Ileostomia
• É uma abertura criada cirurgicamente para exteriorização do íleo, a fim de permitir a eliminação do efluente do intestino delgado.
As fezes da ileostomia são liquidas e

Relacionados