Ilha das flores
A história começa relatando que o Sr. Suzuki, japonês, plantador de tomates, transporta seus produtos através de uma Kombi para os supermercados em troca de dinheiro, já dona Anete, percorre a cidade em busca de pessoas interessadas em comprar seus perfumes para obter lucros para comprar tomates e carne de porco. Aqueles são ingredientes principais para a refeição que dona Anete esta preparando, um dos tomates comprados estava improprio para o consumo humano que foi jogado no lixo.
Assim, os tomates podres vão pra a Ilha das Flores um lixão a céu-aberto, mas antes existe uma seleção que separa o que é próprio para alimentação dos suínos de um criador, sendo que em seguida é possibilitado que as pessoas pobres da região peguem do que restou, o que considerem adequado ao seu consumo, contrapondo a escolhas dos que jogaram o lixo todo.
Não podemos analisar o efeito na vida destas pessoas, sem antes esclarecer algumas de suas causas, é fato a obrigação do Governo em intervir nesta situação.
É nestas situações que o Assistente Social deve atuar enquanto profissional, buscando meios para amenizar as diferenças sociais e promover a busca pela dignidade das pessoas colocadas a margem da sociedade.
Como vemos a miséria e o sofrimento que essas pessoas vivem é evidente, diante de condições piores que os porcos, e que precisam ter os seus direitos como alimentação, saúde, assistência social, lazer, trabalho, previdência e