Ijaindak
833 palavras
4 páginas
Uma breve história do mundo – Geoffrey Blainey* 2 milhões de anos – hominídeos viviam onde hoje é o Quênia, Tanzânia e Etiópia – zona central da África (constituída de pastos). Subiam e desciam montanhas, alimentavam-se de plantas comestíveis. Acomodavam-se às margens de lagos.
* Migraram para o norte e atravessaram a estreita faixa entre África e Ásia. Moviam-se em pequenos grupos. Pode ter durado cerca de 10 a 200 mil anos.
* Uso do Fogo – uma das conquistas da raça humana. Desde iluminação, enviar sinal de fumaça, cremar mortos, modelar madeira, afastar cobras até repelente de insetos.
* Animais eram grupos mais numerosos, com certeza, que os grupos e por isso vários destes foram dizimados.
* Consumo acelerado de carne fez com que o cérebro aumentasse em massa – habilidades motoras foram se desenvolvendo, principalmente a da comunicação.
* O despertar – “explosão cultural”. Muitos humanos esperavam sobreviver após a morte; a jornada para a nova vida requeria acessórios ou sinais de status. Exemplos de achados arqueológicos (túmulos da época com adornos de marfim).
* Viviam da incerteza – não armazenavam alimentos, os abrigos eram frágeis, vivam com feras. Criaram religiões e objetos de devoção. Técnicas de caça foram se desenvolvendo, criação de armas (lascas de pedra, lâminas).
* Armas e capacidade de cooperação fizeram parte do mesmo despertar intelectual. Caçavam rebanhos de animais ou levavam à morte em precipícios, garantindo um banquete.
*Cerca de 100 mil anos atrás, grande parte do globo permanecia desabitada (Américas, Austrália, ilhas do Pacífico e do Oceano Índico).
* 52 mil anos – migraram da Ásia a oeste para a Nova Guiné-Austrália a leste. Chegaram na Tasmânia ao sul do continente, mostrando que a adaptabilidade do ser humano era incrível. Desenvolvimento cada vez maior dos dialetos e línguas, pelo fato de vários grupos irem se isolando e diferindo na forma de comunicar.
* 22000 a.C. – humanos atravessaram o espaço entre a Sibéria e o