Iiv o principe
Naiara: - Bom dia! Hoje o CrazyAnatomy deparou-se com um jovem de 17 anos socorrido em sua casa, logo após de sua crise de hipotireoidismo ter se agravado.
Manu: - Antes de iniciarmos, chamo aqui no palco três especialistas no assunto.
-Dra. Gecyanne Mayara (Aplausos)
-Dra Ylany Pachêco (Aplausos)
-Dra Larissa Cavalcanti (Aplausos)
Naiara: - É um prazer tê-las aqui no programa, e gostaria de uma breve explicação, para um pontapé inicial do assunto.
Manu: Dra Ylany, o que é o sistema endócrino?
Ylany: - Bom dia a todos! É um prazer imenso está aqui nesse programa. Bem, respondendo a pergunta sobre o sistema endócrino; é um sistema complexo de glândulas. Glândulas são órgãos pequenos, mas importantes, cuja função é produzir hormônios. Hormônios são substâncias que ajudam a controlar as atividades do seu corpo. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo (“queima” de alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento. Os hormônios também controlam a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.
Naiara: - Agora, especificando mais do assunto de hoje...
Manu: O que você pode nos informar sobre a Tireóide, Dra Gecyanne?
Gecyanne: Bom dia a todos! A tireóide é uma glândula pequena que fica localizada na região anterior do pescoço, em frente à passagem de ar (traquéia) e abaixo do Pombo-de-Adão. Os hormônios da tireóide controlam seu metabolismo, que é a capacidade do corpo quebrar os nutrientes provenientes dos alimentos para armazená-los na forma de gordura, e também a capacidade de “queimar” esses nutrientes para produzir energia.
Naiara: - E sobre os hormônios da Tireóide, são quantos? Dra Larissa.
Larissa: Ela produz dois hormônios, a calcitonina e a tiroxina. As doenças da tireóide resultam na falta ou excesso desses hormônios.
Manu: A explicação desses hormônios, por favor, Dra Larissa?
Larissa: A tiroxina é o