IIES SEMINARIO PITAGORAS
1010 palavras
5 páginas
IIES – Instituto Itapetiningano de Ensino SuperiorCurso de Engenharia Civil
PITÁGORAS:
LEI DAS CORDAS
Itapetininga
26 de março de 2015
ALUNOS:
Abel de Oliveira Neto
Alexandre Rodrigues Corrêa
Lauriane Dario Rodrigues Panis
Luiz Henrique
Ricardo Augusto Pereira Ayres
Weverson da Silva Panis
PITÁGORAS: LEI DAS CORDAS
Orientadora: Professora Tamires do Espírito Santo Araujo
Itapetininga
26 de Março de 2015
RESUMO
O objetivo deste trabalho é traçar uma breve síntese da trajetória da vida e obras de Pitágoras. Ao certo não conseguimos distinguir o que seriam mitos, verdades e lendas. Pontos confusos de sua vida e obras despertam uma breve curiosidade do real e do irreal, sabe-se que Pitágoras foi um grande filósofo e matemático grego, assim viemos destacar uma de suas principais obras, (LEI DAS CORDAS). Descontente da forma que a música era representada, decidiu descobrir como criar sons diferentes para melhora-la, então veio a criar um instrumento ao qual denominou como monocórdio.
Através de uma única corda presa por suas extremidades, fracionando ela em pontos diferentes, ao tencioná-las descobriu sons diferentes que eram agradáveis aos seus ouvidos, assim denominando como harmonia musical, considerado até os dias de hoje o inventor da escala musical.
Dedicando-se assim ao estudo dos intervalos musicais e suas relações, criou os conceitos de consonância e dissonância, estabelecendo, então, a relação entre a frequência do som e o comprimento da onda sonora produzida.
Sendo assim, seus estudos foram de suma importância, sendo lembrados em vários exemplares da literatura contemporânea, como “As Estruturas Musicais do Mundo – A Herança de Pitágoras”.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................1
1.1. A VIDA DE PITÁGORAS ................................1
2. LEI DAS CORDAS.....................................................2
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................3
4.