II Lista de Exercícios - Disciplina Hardware II RAID
Curso/Disciplina: Rede de Computadores - turma B/ Hardware II
Professor: Tiago
Atividade: 2ª atividade individual
Aluno: Roberto
Data de entrega: 13/03/2014
II Lista de Exercícios - Disciplina Hardware II
1 – Do seu ponto de vista, qual a grande diferença do RAID 0 para o RAID 1?
Resp.: RAID 1 os dados são gravados em discos diferentes em forma de cópia espelho dos dados entre os discos, sendo de maior segurança em relação o RAID 0, porque é feito um backup dos arquivos em outro dispositivo facilitando a recuperação caso 1 dos disco falhe. RAID 0 os dados são distribuídos entre os discos, todos os HDs passam a ser acessados como se fossem um único drive, tem acesso aos dados mais rápido que o RAID 1, porém a pessoa pode perder tudo caso de problema em um disco, porque os dados ficam espalhados entre os discos.
2 – Um administrador de redes planeja implementar tolerância a falhas com RAID 5 em um servidor de arquivos para 100 usuários. Levando-se em consideração que a cota de espaço para cada usuário será de 1,5 GB e serão usados discos de 25 GB, qual a quantidade mínima de discos que deverão ser adquiridos?
Resp.: Serão adquiridos 7 discos de 25 GB, sendo um deles para paridade.
3 – Um servidor possui 3 discos iguais, o disco 0 está configurado com o sistema operacional e os discos 1 e 2 estão vazios, qual o melhor esquema de RAID poderá ser aplicado para prover Redundância de dados que serão armazenados pelos usuários?
Resp.: Há meu ver, redundância significa ter componentes "de reserva", a postos para substituir o principal caso ele falhe por qualquer motivo. O RAID 0, não vai satisfazer o quesito de redundância. Esse modo está em criar discos virtuais, para distribuir os dados entre todos os discos e com isso você vai ganha um considerável ganho de desempenho. Então se você tiver 3 discos de 80GB, você vai ter uma área útil de 240GB.