II aula 3b Lumin rias
UNIDADE 2 – LUMINÁRIAS
Prof. Edmar Andrade(LD) - edmar_andrade@yahoo.com.br
A LUZ SOB CONTROLE
Classificação de luminárias
Ainda com relação a orientação do fluxo luminoso, no que diz respeito à sua simetria podemos classificar as luminárias em dois grupos:
1.
Luminárias de distribuição simétrica: são aquelas em que o fluxo luminoso se reparte de forma simétrica em relação ao eixo da luminária
2.
Luminárias de distribuição assimétrica: a distribuição espacial das intensidades luminosas é apresentada mediante vários planos característicos. Prof. Edmar Andrade(LD) - edmar_andrade@yahoo.com.br
A LUZ SOB CONTROLE
PARTES DE UMA LUMINÁRIA
As luminárias são os equipamentos que recebem a fonte de luz e modificam a distribuição espacial do fluxo luminoso produzido pela mesma e possui três partes principais: 1.
O suporte para as lâmpadas: receptáculos e soquetes;
2.
Corpo da luminária: carcaça, órgãos acessórios, de ligação
3.
Conjunto óptico: dispositivos para modificar a distribuição
elétrica e de complementação.
espacial do fluxo luminoso emitido pela lâmpada (refletores, refratores, difusores, aletas, colméias, filtros, etc.);
Prof. Edmar Andrade(LD) - edmar_andrade@yahoo.com.br
A LUZ SOB CONTROLE
O suporte para as lâmpadas
É o elemento de fixação que funciona como contato elétrico entre o circuito de alimentação externo e a lâmpada. São os soquetes, que podem ser de vários tipos (tipo rosca E-27, E-40, tipo baioneta, de pinos, tipo flange, cartucho, etc.).
Especial cuidado deverá ser tomado com relação ao isolamento elétrico, resistência à temperaturas elevadas tanto do ambiente quanto da própria lâmpada, Quando houver risco de vibrações, será necessário o uso de soquetes anti-vibratórios.
Prof. Edmar Andrade(LD) - edmar_andrade@yahoo.com.br
A LUZ SOB CONTROLE
O Corpo da Luminária
O corpo das luminárias pode ser construído de diversos materiais , chapa de aço, alumínio, cerâmica, madeira, plásticos, papel, vidro, couro, etc.