Igualdade Social e Racial no Brasil
O Brasil é um país marcado historicamente por questões de desigualdades sociais e raciais. Nesse sentido são necessárias políticas que visam a superação desse problema.
Os textos estudados têm como objetivo discutir o sistema de cotas para o ingresso de estudantes carentes nas universidades públicas e federais.
Segundo a autora, essa medida é uma estratégia do governo para ter uma imagem positiva então criou o sistema de cotas que é adotado por várias universidades publicas brasileira, ou seja, os estudantes negros, indígenas, carentes, ao invés de concorrer pelo sistema universal de vagas eles concorrem pelo de cotas que é uma quantidade x de vagas reservadas a esse grupo.
Em seu texto O sistema de cotas nacionais no Brasil, Souza (2008), defende a adoção do sistema de cotas pois, Segundo o autor, ao negro sempre foi negligenciado oportunidades de ascensão social em toda história do país desde sua inserção como escravo na sociedade brasileira.
Nesse sentido, o autor diz que: ninguém está mais apto a exigir igualdade de direitos no Brasil que a população afro-descendente, que, por mais de três séculos promoveu e sustentou, com suor, e sangue, as riquezas do país [...]
Porém, ao meu ver, o sistema de cotas é um paliativo e pode não surtir o resultado esperado. Temos que considerar que o tempo de meias medidas já acabou, ou começamos a criar políticas serias com relação a melhoria do sistema educacional brasileiro ou então, vamos nos preparar para uma “involução” ou seja, vamos retroceder tudo o que já evoluímos até hoje e voltar a estaca “zero” vamos nos tornar pessoas medíocres por achar que apenas oferecendo “cotas” poderemos limpar 300 anos de sangue, suor e lágrimas as “cotas” vem cumprindo bem o seu papel mas, está na hora do próximo passo rumo a um futuro melhor com uma educação que realmente forma cidadãos e não esse faz de conta no qual nos