IGRT TRAB
Turma 141 Noturno
Prof. Anderson
Junho/2015
A Radioterapia de Intensidade Modulada constitui um avanço tecnológico da maior importância para os tratamentos de Radioterapia Externa.
Esta tecnologia permite enviar altas doses de radiação à área do tumor a ser tratada, com menor efeito sobre as células sadias, melhorando as chances de cura.
Como existe uma relação bem estabelecida entre a dose e a resposta, o objetivo principal desta terapêutica é libertar o máximo possível de dose na lesão e, simultaneamente, irradiar o menos possível os tecidos normais envolventes.
Atualmente, a IMRT é indicada principalmente para o tratamento de tumores de próstata, cabeça e pescoço, tumores ginecológicos, gastrointestinais e tumores do sistema nervoso central. Esse tipo de terapia também pode ser um poderoso aliado no tratamento de tumores pediátricos, devido à alta capacidade de redução de dosagem em tecidos sadios.
Radioterapia com intensidade modulada (IMRT)
Bend
Magnet
Gantry
Carrossel
Câmara de
Ionização
Colimadores
Feixe em cônico Feixe
Modulado
Mesa de moviment os
Target
Tubo acelerador
Chave de Energia
(atrás)
Canhão de Elétros
(gun)
A Radioterapia de Intensidade Modulada – IMRT é uma avançada modalidade de tratamento altamente preciso que permite administrar altas doses de radiação aos volumes-alvos, quer seja tumores grosseiros principais, visíveis em exames de imagem (GTV), que seja em regiões de alta probabilidade de dispersão celular (CTV), minimizando as doses nos tecidos normais adjacentes de forma muito eficaz
A- GTV – (volume grosso do tumor)
B- CTV – (volume clinico do tumor)
C- PTV – (volume de planejamento do tumor)
Tomógrafia Computadorizada de Planejamento (TC) são enviadas a modernos sistemas de planejamento 3D para definição dos volumesalvos e órgãos de risco. Para auxiliar nesse processo, outras modalidades de imagens podem ser requeridas, como Ressonância
Nuclear Magnética (RNM) ou Tomógrafa