Igrejas Históricas de Niterói
CEG – Centro de Estudos Gerais
ICHF – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Curso de Graduação em História
Disciplina: História e Espaço
Aluno: Thiago Rodrigues da Silva Bruno Mussa Curry Fernanda Tibau Morgana Mara V. S. Maselli Lívia de Almeida Moraes
Breve legenda das igrejas mapeadas na região de Niterói:
Igreja de São Francisco Xavier
Erguida em terras da fazenda dos jesuítas, numa pequena colina, na enseada de São Francisco, separando a praia do mesmo nome da de Charitas. A construção só se realizou pouco depois da canonização do padroeiro, em 1622. O padre José de Anchieta, considerado por alguns historiadores como construtor da igreja falecera em 9 de junho de 1597. Pelo estilo barroco-jesuítico, a igreja deve ter sido construída pelos padres, donos da fazenda. Milliet de Saint Adolphe, porém, informa que sua construção é de fins do século XVII, precisamente de 1696.
Igreja de São Domingos
Foi construída com verba testamentária deixada por Domingos de Araújo, falecido em 28 de fevereiro de 1652, a sua mulher, Dona Violante Soares, com a obrigação de preservar a imagem de São Domingos existente na fazenda.
Igreja de São João Batista
Os primeiros habitantes de Niterói criaram esse templo para manter distância dos índios, devido aos seus costumes e tradições. A capela foi edificada no final da Rua do Souza, hoje Gavião Peixoto. Ela era conhecida como Capela da Pedra ou Ermida da Pedra, depois começou a ser chamada de Freguesia de São João Batista, e seguidamente Capela de São João Batista. O arquivo da Catedral registra sua existência anterior a 1660. A princípio funcionou como Curada, tendo como primeiro cura, o padre Bento Figueira.
Igreja de São Lourenço dos Índios
A origem da Igreja de São Lourenço dos Índios está relacionada ao assentamento indígena que ali se deu, no fim do século XVI, com a doação de uma sesmaria ao chefe