Igreja S.Domingos
Arquitetura
19 de Dezembro de 2014
IGREJA DE SAO DOMINGOS, VILA REAL
1
A Sé de Vila Real ou Igreja de Sao Domingos foi construída em meados do sec.XV e é considerada o melhor exemplo de arquitetura gótica de trás-os-montes. Cronologia:
A Sé começou por ser um convento dominicano, que teve inicio em 1424.
Em meados do séc.XVIII sofreu varias alterações, foi construida uma torre sineira ao lado da capela-mor, na parte traseira da Igreja, uma torre que tem 4 andares.
Por volta de 1834, com os frades expulsos, o edifício passa a ser um quartel militar. Sao passados 3 anos até que no dia 21 de novembro de 1837 ocorreu um incêndio de origem criminosa, que dizimou a maior parte do ornamento que detinha no seu interior.
Em 1924 a antiga igreja dos dominicanos foi sagrada catedral. Mais tarde em 1926 foi classificada como monumento nacional.
Características:
A Igreja a nível arquitectónico recebe influencia de 2 estilos : o românico, que é o mais visível, bem patente na robustez e austeridade das suas linhas, e o gótico.
A planta é em cruz latina com 3 naves com cobertura em madeira, sendo a nave central a mais alta das 3.
O transepto é saliente e iluminado por rosaceos nas paredes e sobre o arco da capela-mor.
A atual capela-mor é de planta quadrada.
O interior encontra-se desprovido de decoração desde a reforma dos anos 1930, mas possui vários arcossólios(nicho em arco) tumulares medievais e em 2003 foram colocados vitrais modernos do artista Joao Rodrigues Vieira.
2