Igreja Medieval
Sacerdotes dividiam-se em duas categorias:
- clero secular, aqueles que viviam no mundo fora dos mosteiros. Ex: padres, bispos, arcebispos etc.
- clero regular, aqueles que viviam nos mosteiros, que obedecia às regras de sua ordem religiosa. Ex:veneditinos, franciscanos, dominicanos, carmelitas e agostinianos.
No ponto mais alto da hierarquia eclesiática estava o papa, bispo de Roma, porem nem sempre a autoridade do papa era aceitar por todos os membros da Igreja, mas em fins do século VI ela acabou se firmando.
- Tribunais da Inquisição
O papa Gregório IX criou, em 1231, para combater heresias que era doutrinas, crenças, superstições que se chocavam com os dogmas da Igreja, os tribunais da Inquisição, cuja missão era descobrir e julgar os heréticos. Os condenados pela inquisição eram entregues às autoridades administrativas do Estado, que se encarregavam da execução das sentenças. As penas aplicadas a cada caso iam desde a confiscação de bens até a morte em fogueiras.
As Fases do Processo:
O processo inquisitorial cumpria em 3 etapas: o tempo de graça, o interrogatório e a sentença.
1ª: Tempo de Graça:
O herético que se apresentasse espontaneamente, poderia ter um período de 15 dias a um mês, que era o tempo de graça, para confessar seu erro então era tratado com certa misericórdia, recebendo geralmente penas leves, a critério do juiz. Após o termino do tempo de graça, porém, os juízes do tribunal tornavam-se implacáveis, perseguindo duramente os suspeitos.
2ª: Interrogatório:
Perante o tribunal, os acusados de heresia eram interrogados pelos os juízes, que faziam de tudo para que o réu confessasse o crime. Caso o réu se recusasse a confessar, podia ser submetido a diversas formas de violência e tortura, como chicotadas, queimaduras com brasas etc. Havia até um manual dos inquisidores, espécie de guia prático do ofício inquisitorial e dizia que:
- A finalidade da tortura é obrigar o suspeito a confessar a culpa que