Igreja do Evangelho Quadrangular
Foi projetada por Aimee Semple Mcpherson com auxílio de um desenhista. Em 1930, Aimee sentiu necessidade de um estandarte que representasse a plenitude do Evangelho Quadrangular. Durante os primeiros seis meses deste ano ela costurou a primeira bandeira quadrangular. A primeira fotografia desta bandeira apareceu no Bridal Call Foursquare em julho de 1931. A Bíblia tem muito a dizer sobre bandeiras. Elas são chamadas “estandartes”, nas Escrituras. O salmista entusiasmou-se porque Deus dá a seu povo uma bandeira: “deste um estandarte aos que te temem, para o arvorarem no alto, pela causa da verdade.” Sl.60:4. Além disso, os crentes podem acenar triunfantes com a bandeira da fé: “Celebraremos com júbilo a tua vitória, e em nome de nosso Deus hastearemos pendões.” Sl.20:5. De fato, um dos nomes compostos de Deus inclui a palavra bandeira: Jeová-Nissi, que significa literalmente “O SENHOR É MINHA BANDEIRA,” Ex. 17:15. A bandeira quadrangular pode certamente levar-nos a proclamar: “O Senhor é a nossa bandeira”, pois a bandeira simboliza para nós o ministério do Senhor Jesus Cristo. A Irmã Mcpherson, estudou cuidadosamente o Antigo Testamento antes de desenhar a bandeira. Ela queria que cada aspecto da mesma tivesse um precedente bíblico:
A CRUZ:Símbolo de nossa salvação, o ponto alto do evangelho – A redenção do pecado.
A BÍBLIA ABERTA:Esta fé e experiência apoiam-se sobre a Palavra inspirada de Deus. A doutrina quadrangular está baseada na Bíblia, e não é invenção humana. Não aceitamos nada que esteja fora da inspiração sagrada da Bíblia. Não acrescentamos, nem tiramos, nem mudamos, o conteúdo da Bíblia.
O QUADRADO COM O QUATRO:O quatro lembra os ministérios de Jesus: Salvador, Aquele que batiza, Aquele que cura, e Rei vindouro. Enquanto o quadrado indica que jamais ousaremos facilitar as coisas ao proclamar e experimentar este Evangelho completo de Jesus Cristo. Se cortarmos um dos cantos do quadrado estaremos negando um dos ensinamentos de Jesus.