Ignorância Opcional
2 - Uma saída concebível, seria a aceitação e resignação desta sub-realidade fragmentada em âmbito social tanto consciente quanto inconsciente.
A alternativa seria a mudança gradativa causada por diversas ações locais de certos indivíduos. Considerando-se o tempo e as gerações um fator, pequenas evoluções em termos de esclarecimento pessoal individual podem acarretar uma grande mudança a longo prazo.
3 - As pessoas preferem uma ilusão feliz do que uma realidade difícil simplesmente porque as pessoas preferem a felicidade a realidade. Uma ilusão bem construída se equipara a verdade em aspectos sensoriais e muitas vezes até filosóficos. Portanto se ilusão equipara-se a realidade: ilusão feliz X realidade difícil torna-se feliz X difícil. Uma fácil escolha.
4 - A psicologia defende a ideia do confronto intra e interpessoal e da catarse para solução dos problemas psicológicos (e diversos) humanos. Um mundo de ilusão proporciona muito menos disso. A filosofia moderna baseia-se muito na antiga e ambas interligam-se com aspectos religiosos em muitas maneiras. As religiões assim como "as filosofias" também pregam a ideia de confronto e catarse muitas vezes a partir da penitência, expiação e perdão (religião) ou reforma intima, debates e revolução social (filosofia). Um mundo de ilusão vai de encontro a estes "confrontamentos" supostamente salutares.
5 - Somos governados por nossos sentimentos e sensações e estes são nutridos em sua grande maioria pelos nossos sentidos, tanto os conhecidos como os estudados (intuição).
Ora, se os nossos sentidos não